Preparo
Jejum absoluto de 4 horas (inclusive líquidos)
Evitar totalmente alimentos e bebidas que contenham xantinas nas 24 horas que antecedem o exame (chocolate, achocolatados, refrigerantes, cafés, chás, chimarrão, etc.)
A suspensão da medicação em uso fica a critério do médico que solicitou o exame
O paciente deve estar acompanhado ou o exame não será realizado.
Pede-se que o paciente traga seus exames cardiológicos anteriores, para que o médico tenha o máximo de informações.
O ecocardiograma ou ecocardiografia sob estresse farmacológico é um exame de ultrassom do coração associado ao uso de medicamentos (dobutamina ou dipiridamol) que possibilitam visualizar a contração do coração em repouso e em esforço máximo, semelhante ao atingido durante o exame de esforço realizado em esteira ergométrica.
O paciente recebe os medicamentos por uma veia (via intravenosa) e em doses crescentes – chamadas “estágios do exame”. Durante a realização do exame, são verificadas continuamente a pressão arterial, a frequência e o ritmo cardíaco, além dos níveis de oxigênio no sangue; também são realizados eletrocardiogramas em cada estágio.
O paciente permanece em repouso durante 30 minutos após o término do exame. Após 60 minutos, pode retornar à sua rotina, sem restrição de dieta. Caso utilize medicação de uso contínuo, esta deverá ser ingerida normalmente.
Os efeitos colaterais são raros e semelhantes aos observados durante o teste ergométrico, como, por exemplo:
O exame pode ser inconclusivo quando não se atinge a frequência cardíaca submáxima esperada e não ocorrem sinais de isquemia.
Referências
1. Diretriz para indicações e utilização da ecocardiografia na prática clínica. Revista Brasileira de Ecocardiografia 2004;17(1):49-77.
2. ACC/AHA/ASE 2003 Guideline update for the clinical application of echocardiography: summary article. Journal of the Am Society of Echocardiography 2003;16(10):1091-1110.