Preparo
Desde o dia anterior ao exame, tomar 40 gotas de dimeticona de 4 em 4 horas
Jejum absoluto (inclusive líquidos) de 8 horas
O que é
É um exame não invasivo, realizado em um aparelho de ultrassom que permite a avaliação da Aorta e seus ramos. Tem a finalidade de avaliar doenças ateroscleróticas, aneurisma, obstruções, entre outras.
Como é feito
No exame de aorta e ilíacas, o paciente fica deitado com o abdome exposto (“de barriga para cima”). É aplicado gel sobre o abdome (para reduzir a interferência), enquanto é usado uma sonda de superfície.
Indicações
Indicado para detectar estreitamentos das artérias (estenoses, oclusões) ou dilatações das artérias (aneurismas)
Tanto as estenoses quanto os aneurismas são geralmente indolores, mas possuem alta taxa de mortalidade. Quando são identificados precocemente, diminui-se os riscos de ruptura e embolização (liberação de coágulos)
Para o estudo de dores nas pernas ao caminhar e claudicação (mancar): dor para caminhar que alivia com o repouso e se repete em distâncias fixas
Controle pós-cirúrgico de cirurgias da aorta e ramos ilíacos (by-pass, stent, aneurismas e recanalizações)
Indica-se para avaliar as artérias dos ramos viscerais (intestino, fígado) que podem apresentar alguma obstrução e consequentemente dores abdominais durante a alimentação
Contraindicações
Não há.
Limitações
Obesidade
Abdome volumoso e rígido
Excesso de gases intestinais
Feridas abdominais abertas, suturas, grampos ou cateteres de diálise peritoneal
Referências 1. Diretriz para indicações e utilização da ecocardiografia na prática clínica. Revista Brasileira de Ecocardiografia 2004;17(1):49-77. 2. ACC/AHA/ASE 2003 Guideline update for the clinical application of echocardiography: summary article. Journal of the Am Society of Echocardiography 2003;16(10):1091-1110.