A Cardiodiagnóstico é uma empresa especializada na realização de exames cardiológicos e vasculares localizada em Santa Maria/RS.

Fundada em 10 de janeiro de 1987 pelos doutores Hamilton Bulcão (CREMERS 5.613) e Romulo Castagna (CREMERS 5.716), a Cardiodiagnóstico é pioneira na realização de exames desse tipo em Santa Maria/RS. Em 1991, os doutores Paulo Bau (CREMERS 13.518) e Luiz Gustavo Thomé (CREMERS 14.381) passam a integrar o corpo clínico da Cardiodiagnóstico.

Seu primeiro endereço foi junto à Rua Duque de Caxias, 1668 (Centro Clínico), onde permaneceu até 2000. Em vista da necessidade de diagnósticos por imagem na área cardiovascular no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (HCAA), a Cardiodiagnóstico mudou-se para a Avenida Presidente Vargas, 2291 (em anexo ao hospital), onde permanece até hoje. Em 17 de maio de 2009, a Cardiodiagnóstico inagurura sua sede no prédio do Instituto Cardiovascular de Santa Maria (Icardio). A data escolhida é uma homenagem ao aniversário da cidade "coração do Rio Grande do Sul".

Atualmente, a Cardiodiagnóstico conta com um corpo clínico composto por 7 cardiologistas e 1 cirurgião vascular, todos especialistas em suas áreas de atuação. No dia 10 de janeiro de 2017 a empresa completou 30 anos de existência.

Missão

Promover qualidade de vida através do diagnóstico precoce de moléstias do sistema cardiovascular.

Visão

Ser referência de qualidade na detecção de cardiopatias, alicerçada na tecnologia de nossos exames e no elo de confiança entre médicos e pacientes.

Premissas

Confiança

Este sentimento só existe quando há mútua compreensão e transparência nas relações entre as pessoas. Mais do que realizar exames, somos agentes de relacionamento humano.

Qualidade

Para se atingir o pilar da confiança é necessário que realizemos todos os procedimentos com qualidade, desde o “bom dia” até a despedida do paciente.

Tecnologia

A tecnologia não é representada apenas pela modernidade dos equipamentos, mas também pela capacitação de nossos profissionais – médicos e colaboradores.

A evolução tecnológica das últimas décadas possibilitou um grande avanço no diagnóstico de doenças cardíacas, permitindo uma avaliação completa do coração. O ecocardiograma é um exame não-invasivo (sem dor) utilizado na prática cardiológica, obtido através da emissão de ondas de ultrassom para se obter imagens do coração em tempo real. A ecocardiografia dá ao médico inúmeras informações de como se encontra o coração, analisando o seu tamanho, força de contração, análise da contratilidade regional do músculo, análise de áreas de infarto do miocárdio, análise das valvas cardíacas, estudo do pericárdio (membrana que envolve o coração), avaliação da artéria aorta (porção torácica). O ecocardiograma convencionalmente é realizado por ecocardiografista (médico que realiza o exame) utilizando transdutor no tórax (peito) do paciente. O ecocardiograma fetal avalia o caração de um bebê durante a gestação (feto). O médico recomenda este tipo de ecocardiograma para saber se o coração do feto tem algum problema cardíaco. Este exame pode detectar más-formações cardíacas, acompanhamento de fetos com problemas cardíacos, aconselhamento genético-cardiológico para os pais e planejamento do parto em hospital com suporte em cardiologia pediátrica e cirurgia cardíaca. A Nova Diagnóstico conta com apóio da Dra. Lílian Maria Lopes, pioneira brasileira nesta modalidade, que possui uma agenda mensal.