Imprimir novamente Fechar esta janela
Prédio do Icardio: Rua Floriano Peixoto, 1775, sala 401 (4º Andar)
Hospital de Caridade: Entrada pela Rua Floriano Peixoto, 2º Andar (Em frente ao Banco de Sangue)
Fone: (55) 3223-7300

Informações sobre o exame:

Ecodopplercardiograma fetal com mapeamento de fluxo em cores Imprimir

O exame é completamente indolor e sem riscos para a paciente e o bebê

Este exame não possui nenhum tipo de preparo.

Não há uso de contraste e/ou radiação.

O que é

A ecocardiografia fetal é um método ultrassonográfico não invasivo realizado no abdome da mulher grávida após a 18ª semana de gestação, para avaliação intrauterina morfológica e funcional do coração do feto.

Com o diagnóstico precoce, é possível iniciar o tratamento medicamentoso ou intervencionista ainda dentro do útero, bem orientar onde o parto deverá ser realizado.


Como é feito

O transdutor é colocado sobre o abdome materno a fim de obter as imagens do coração do feto. No monitor são observadas as possíveis alterações anatômicas e funcionais da circulação fetal normal.


Indicações
A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que o exame seja realizado na rotina de todo pré-natal, pois dentre os bebês que apresentam doenças congênitas do coração apenas 10% apresentam fatores de risco.

Detecção ou exclusão de anormalidades cardíacas fetais durante o pré-natal;

Detecção ou suspeita de cardiopatia congênita à ultrassonografia obstétrica;

Fatores de risco materno-familiares para cardiopatias;

Avaliação de repercussões de arritmias cardíacas fetais


Contraindicações

Não há.


Limitações

Não é recomendada a realização do exame antes da 18ª semana devido à imaturidade do feto, que dificultaria a avaliação das estruturas cardíacas;

No final da gestação também pode haver dificuldade na visualização das estruturas cardícas (janela acústica inadequada ou desfavorável);

Agitação ou posicionamento inadequado do feto;


Referências
1. Diretriz para indicações e utilização da ecocardiografia na prática clínica. Revista Brasileira de Ecocardiografia 2004;17(1):49-77.
2. ACC/AHA/ASE 2003 Guideline update for the clinical application of echocardiography: summary article. Journal of the Am Society of Echocardiography 2003;16(10):1091-1110.