Imprimir novamente Fechar esta janela
Prédio do Icardio: Rua Floriano Peixoto, 1775, sala 401 (4º Andar)
Hospital de Caridade: Entrada pela Rua Floriano Peixoto, 2º Andar (Em frente ao Banco de Sangue)
Fone: (55) 3223-7300

Informações sobre o exame:

Ecodopplercardiograma para avaliação de sincronismo cardíaco Imprimir

Este exame não possui nenhum tipo de preparo.

Não há uso de contraste e/ou radiação.

Pede-se que o paciente traga todos os exames cardiológicos anteriores, para que o médico tenha em mãos o máximo de informações sobre o paciente.

O que é

É um procedimento com finalidade de pesquisa de dissincronia cardíaca em pacientes com insuficiência cardíaca (situação em que ocorre prejuízo da função cardíaca devido à contração desorganizada do coração).


Como é feito

Com o paciente deitado, o médico utiliza um equipamento de ultrassom na região do tórax do paciente para observar a contratilidade do coração, analisando o tempo de contração dos segmentos e os fluxos intracardíacos.


Indicações

Para determinar a sincronia das diversas paredes do coração e sua contribuição para a contração cardíaca global, tanto entre as paredes do ventrículo esquerdo como também entre os dois ventrículos;

Para a indicação e resultado da terapia de ressincronização ventricular por implante de marcapasso biventricular em pacientes com insuficiência cardíaca avançada, proporcionando melhora dos sintomas, da qualidade de vida e dos índices de performance cardíaca.


Contraindicações

Não há.


Limitações

Nesse exame, as imagens do coração são obtidas externamente através da parede torácica. Algumas condições clínicas, como obesidade, deformidades do tórax e enfisema pulmonar, podem dificultar a visualização das estruturas cardíacas, prejudicando o diagnóstico.

Nesses casos, diz-se que os pacientes apresentam janela acústica inadequada ou desfavorável.


Referências
1. Diretriz para indicações e utilização da ecocardiografia na prática clínica. Revista Brasileira de Ecocardiografia 2004;17(1):49-77.
2. ACC/AHA/ASE 2003 Guideline update for the clinical application of echocardiography: summary article. Journal of the Am Society of Echocardiography 2003;16(10):1091-1110.