Imprimir novamente Fechar esta janela
Prédio do Icardio: Rua Floriano Peixoto, 1775, sala 401 (4º Andar)
Hospital de Caridade: Entrada pela Rua Floriano Peixoto, 2º Andar (Em frente ao Banco de Sangue)
Fone: (55) 3223-7300

Informações sobre o exame:

Ecodopplercardiograma de estresse físico Imprimir

Preparo

Vestuário: Calção ou bermuda e tênis

Não fazer refeição volumosa 2h antes do exame

Pode ser necessária suspensão de remédios contra isquemia. A suspensão da medicação em uso fica a critério do médico que solicitou o exame

Pede-se que o paciente traga todos os exames cardiológicos anteriores, para que o médico tenha em mãos o máximo de informações sobre o paciente.

Não há uso de contraste e/ou radiação.

O que é

O exame tem como objetivo detectar isquemia miocárdica através da estimulação do coração por exercício, analisando a contratilidade dos segmentos do coração com o ultrassom. Também pode ser utilizado para avaliar válvulas cardíacas e miocardiopatias, medindo os fluxos dentro do coração com o Doppler.


Como é feito

O paciente deita em uma ciclomaca (maca de exames com sistema de pedais), e realiza um exercício progressivo, controlado pelo computador, e monitorado por eletrocardiograma e ecocardiograma.


Indicações

Esclarecimento de sintomas

Suspeita de isquemia cardíaca


Contraindicações

Pacientes que não têm capacidade de exercitar-se


Referências
1. Diretriz para indicações e utilização da ecocardiografia na prática clínica. Revista Brasileira de Ecocardiografia 2004;17(1):49-77.
2. ACC/AHA/ASE 2003 Guideline update for the clinical application of echocardiography: summary article. Journal of the Am Society of Echocardiography 2003;16(10):1091-1110.