Preparo
Jejum absoluto (inclusive líquidos) por 6 horas
O paciente deve estar acompanhado ou o exame não será realizado.
O paciente não precisa suspender o uso de qualquer medicamento para realizar o exame
Pede-se que o paciente traga seus exames cardiológicos anteriores, para que o médico tenha o máximo de informações.
A Ecocardiografia transesofágica é um método realizado por meio da introdução de sonda no esôfago, após anestesia local da orofaringe para evitar o reflexo de vômito. Permite a obtenção de informações relevantes para o esclarecimento diagnóstico, de forma complementar ao procedimento transtorácico.
As imagens são obtidas por meio de transdutor presente na extremidade da sonda esofágica, introduzida após anestesia local da orofaringe com lidocaína spray 10% e gel 2%.
A anestesia da garganta é de curta duração; porém é recomendado que se evitem alimentos muito quentes ou secos na primeira hora após a realização do exame. Caso o paciente receba sedação, será liberado somente após acordar. Na primeira hora após a sedação, pode persistir algum grau de sonolência ou tontura. Como pode persistir algum efeito sedativo por até 12 horas, o paciente deverá evitar atividades que requeiram atenção, como dirigir veículos ou manusear máquinas.
A sedação é procedimento opcional, para conforto do paciente, sendo habitualmente de grau leve a moderado e realizada com benzodiazepínico, preferencialmente midazolam intravenoso. Em casos isolados e em crianças ou indivíduos idosos, indica-se sedação profunda ou anestesia geral acompanhada por anestesiologista.
Absolutas (impedem a realização do exame)
Relativas (dificultam mas não impedem a realização do exame)
O Ecocardiograma Transesofágico é procedimento semi-invasivo de baixo risco. Não causa dor nem desconforto respiratório. Algumas complicações podem ocorrer relacionadas ao procedimento e à utilização da sedação:
Complicações graves são muito raras e para maior segurança do paciente é realizada a monitoração contínua do ritmo cardíaco e da oxigenação durante o exame.
O exame pode não ser realizado, ou ser inconclusivo, em pacientes que apresentem:
Referências
1. Diretriz para indicações e utilização da ecocardiografia na prática clínica. Revista Brasileira de Ecocardiografia 2004;17(1):49-77.
2. ACC/AHA/ASE 2003 Guideline update for the clinical application of echocardiography: summary article. Journal of the Am Society of Echocardiography 2003;16(10):1091-1110.